Esquilo de Richardson

Oriundo do Norte dos Estados Unidos, este animal é muitas vezes confundido com os cães da Pradaria, mas são mais pequenos em estado adulto, raramente ultrapassando os 500g e os 25 cm.

O esquilo de Richardson chega a construir um sistema de túneis com 3,5 metros de comprimento e 2 metros de profundidade. Hiberna nos meses mais frios, geralmente no fim de Setembro até ao fim de Abril.

Descrição física
De cor castanha dourada, com tons de cinzento, o esquilo possui uns dentes poderosos e umas garras fortes que necessitam de ser desgastadas através do uso. As orelhas são pequenas e a cauda é curta.

Alimentação
Faça uma mistura de comida de esquilos com comida de chinchilas. Atenção que a comida do esquilo deve ter poucas ou praticamente nenhumas sementes de girassol e é fundamental que tenha frutos secos com casca, bons para desgastar os dentes. Também deverá dar-lhe diariamente fruta.

Frutos secos: noz, amêndoa, amendoins, avelã, castanha
Frutas e verduras: maçã, salsa, pêra, bróculos, ervilhas, banana, pimento, melão, coentros

As suas guloseimas favoritas são nozes e amêndoas, que guardam nas bochechas e comem posteriormente.


Temperamento e comportamento
O Esquilo de Richardson é um animal muito curioso, em especial quando é jovem. Por ser um animal bastante sociável, necessita da máxima atenção do dono. Além disso, este animal deve viver aos pares, casais ou trios (1 macho e 2 fêmeas), senão pode desenvolver problemas comportamentais, visto serem animais que vivem em grandes colónias. Conhecem-no pelo seu carácter brincalhão e meigo.

Esperança média de vida: 4 a 10 anos

Comentários

Mensagens populares