Cuidados básicos com Coelhos

O Coelho é um animal dócil, inteligente, que gosta de ser acariciado. A maioria das pessoas não sabe, mas os coelhos são animais nocturnos.

Esperança média de vida - de 8 a 12 anos.

Alimentação
Os alimentos mais importantes para o seu coelho são o feno e os legumes ou erva fresca. Existem rações e misturas de alimentos para coelhos anões, que podem ser usadas como base de alimentação, mas não substituem os alimentos frescos.

Ração: é a base da sua alimentação no ambiente doméstico. Deve ser colocada em boa quantidade, mas não excessivamente, para durar vários dias, pois ela pode molhar e começar a fermentar, e isso não é bom para seu coelho.
Vegetais: eles adoram cenoura e você pode oferecer brócolos, couve, alface, hortelã. Normalmente as folhas devem ser dadas apenas uma vez por semana.
Frutas: pode dar fatias de maçã (nunca a semente já que é tóxica) e fatias de banana.
Evite: Açúcar, espinafre, couve-flor, batata e outros alimentos que pertençam à nossa dieta.
Água: deve estar sempe limpa e disponível.

Alojamento
O tamanho da gaiola a adquirir depende do tempo que o seu coelho vai passar dentro dela. Se tiver condições para o soltar diariamente para que faça exercício, uma gaiola standard é adequada. Caso contrário, deve construir uma zona exterior com área para exercício.

O local onde a gaiola deve estar instalada deve ser seco e longe de correntes de ar. Convém os comedouros e bebedouros estarem sempre limpos. Uma pedra de cálcio e madeira para roedores também é aconselhável.

Os coelhos alojados dois a dois devem ser de sexos opostos para que não se agridam, devendo fazer a esterilização para controlo de natalidade e evitar tumores uterinos nas fêmeas (60% das fêmeas com mais de 5 anos desenvolvem tumores).

Saúde & Doenças
A doença mais comum em coelhos de companhia é a “Pasteurelose”. Os sintomas podem ser desde a infecção respiratória com corrimento nasal, ao aparecimento de abcessos em diversos locais do corpo, incluindo o ouvido interno e o sistema nervoso central.

A “Mixomatose” é uma doença vírica transmitida por contacto directo entre coelhos infectados ou através da picada de mosquitos. Os sintomas são o edema da cabeça e orelhas, corrimento nasal e aparecimento de lesões características no focinho.

A urina pode variar de cor amarelo até vermelho. Se o coelho estiver comendo bem, não se alarme. O principal sinal de doença é a falta de apetite.

Alguns cuidados a ter:
- NUNCA carregue o seu coelho pelas orelhas.
- Devem ter o pêlo escovado semanalmente com uma escova firme, porém macia.
- As unhas devem ser cortadas a cada 6 semanas, por você ou pelo veterinário.

Comentários

Unknown disse…
Pode dar banho no cuelho???
Camila disse…
Olá, muito obrigado por todas as informações, porque eu estava precisando de ajuda com a Ração para Coelhos. Eu quero comprar dois coelhos e precisava de mais ajuda para decidir. com este blog, eu decidi e vou comprar!
alien13 disse…
Já tive alguns coelhos, que dormiam comigo no dormitório. São carinhosos e limpos. Basta colocar uma toalha, num canto e ali fazem suas necessidades. É somente trocar a toalha todos os dias, sacudindo as necessidades na privada.
Quanto a alimentação, depende do costume. Comem de tudo, inclusive gostam de yougurt e leite. Podem comer, frango assado, purê de batata, e tudo que você come, vai depender do gosto do seu coelhinho. Quando estão soltos, não adianta negar, eles ficam em pé nas patinhas trazeras, e assim pedem o que você está comendo. E somente dar para ver se ele gosta. Se ele não gostar, vai embora.
Adoro coelhinhos, é somente ter paciência com eles porque quando são pequenos, roem tudo, depois que crescem, e somente dizer não para ele, e ele obedece, sem precisar bater. São muito inteligentes e sensitivos.
alien13 disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Mensagens populares