O Cão da Pradaria

É um mamífero roedor da família Sciuridae, classificado no género Cynomys.
Este animal tem origem na América do Norte, ocupando uma área geográfica que vai do Alasca até ao norte do México. Apesar de se chamar cão, este animal é mais parecido com um esquilo, tanto em tamanho, como no aspecto físico.

O cão da Pradaria escava túneis subterrâneos nos quais vivem, formando colónias (cidadelas) que podem ser de centenas de indivíduos. Os túneis consistem em diversos quartos, incluindo um "infantário", casa-de-banho, posto de escuta e uma divisão de protecção a inundações. No caso de uma grande infiltração de água esta divisão vai funcionar como uma bolsa de ar muito importante, até que a água desapareça novamente.

As cidadelas estão divididas em várias comunidades familiares. As fêmeas ficam habitualmente no grupo onde nascem enquanto os machos se dispersam e procuram outros grupos. Normalmente cada comunidade é constituída por algumas fêmeas parecidas, um ou dois machos e os juvenis.

Alguns membros actuam como sentinelas nalgumas entradas. Mantêm-se sentados e muito atentos a qualquer sinal de um possível predador, usando em género de um latido para avisar os membros do grupo do perigo eminente. Assim que isso acontece, todos os membros da comunidade entram nos buracos, só voltando à superfície depois de escutado o som que indica que o perigo já passou.
Outra situação frequente é um jovem macho solitário tentar juntar-se para se tornar líder do grupo, sendo, normalmente, expulso pelos outros machos da colónia.

São animais mais activos de manhã e à tarde, altura em que gastam o seu tempo em actividades sociais, visitando-se ou limpando-se uns aos outros, bem como, a alimentarem-se de ervas e folhagens. As horas do meio do dia são ocupadas a descansar ou a dormir nos túneis.

Como animal de companhia tem-se mostrado um animal muito meigo e brincalhão.

Quanto à sua alimentação, adoram sementes, frutos secos, raízes de ervas e folhas. Para afiar os dentes, necessitam de troncos fortes e resistentes, que podem ser encontrados nas lojas de animais para esse fim.

Curiosidades:
* Em média atingem os 40 cm e vivem 8 anos
* São parentes próximos dos esquilos terrestres
* As fêmeas são ligeiramente mais pequenas do que os machos
* São a principal fonte de alimento para diversos predadores das pradarias como raposas, doninhas e aves de rapina

Comentários

Mensagens populares