Treino para cães: como repreender o seu cão?

Alguns animais podem ter comportamentos indesejáveis, tais como roer sapatos ou estragar mobiliário. Pode ser muito difícil para os donos educar patudos com este tipo de comportamentos - de tal forma que muitos precisam de recorrer a treino para cães. A maior dúvida sobre o que fazer nestas ocasiões é “como devo repreender o meu cão?” ou “como posso castigar o meu cão?”. Por isso, é disso mesmo que vamos falar hoje!


Não seja violento!
A primeira coisa que deve aprender é nunca partir para a violência! Algumas pessoas pensam que devem bater ou usar violência durante o treino de cães. Mas os treinadores para cães desaconselham esse método: isto deixa os cães mais inseguros, desconfiados e agressivos com humanos. Isto inclui pequenos “castigos” como os borrifos com pistolas de água. Além disso, as agressões psicológicas também podem causar traumas difíceis de superar. Em suma, a violência física ou psicológica não o vai educar, vai só tornar o seu cão mais amedrontado e potencialmente agressivo.


Deixe o seu cão sozinho
Se o seu cão fizer alguma coisa má na sua presença, lembre-se que ele não percebe Português! Não adianta de nada refilar, gritar ou perguntar “vês o que fizeste?”. O melhor é mesmo deixá-lo a brincar sozinho, porque ele vai entender a rejeição e não vai gostar de ficar sozinho. Actue logo no momento em que ele fizer alguma coisa errada, para que ele associe o que fez com um momento menos feliz. Quando ele deixar de ter esse comportamento, dê-lhe um biscoito como reforço positivo durante o treino para cães.


Procure não punir demasiado o seu cão, sob a pena de ele se tornar um cão agressivo e avesso ao contacto com humanos. Deixe-o sozinho e não brinque com ele quando se porta mal, mas sem violência. Reforce os comportamentos positivos com biscoitos, petiscos, brinquedos e brincadeiras. Se precisar de ajuda, não hesite em procurar escolas de treino para cães no Porto e noutros pontos do país.  

Comentários

Mensagens populares