O Castor...

O castor é um mamífero roedor e semi-aquático, nativo da América do Norte e da Europa. É o único animal pertencente à família Castoridae.

Tem o corpo maciço, robusto e mais desenvolvido na região posterior. O focinho é curto e arredondado, as orelhas muito pequenas e a cauda é utilizada apenas para nadar e para dar sinais de alarme. Possui um olfacto e uma audição muito desenvolvidos.

Estes roedores são animais herbívoros e, sobretudo, nocturnos, conhecidos pela sua tendência natural de construir diques em rios e abrigos na lagoa artificial que é assim, eventualmente, criada.
Estes abrigos são construídos também pelo castor e têm uma entrada sub-aquática, o que os torna fortalezas impenetráveis para os predadores. Estudos recentes mostram que o que motiva os castores a construir barragens é o som de água a correr. Por exemplo, o animal constrói um dique até a água parar de correr; se este som é introduzido artificialmente, o castor continua a construção, mesmo que a sua lagoa já esteja completa, até o som parar.

Comentários

Mensagens populares