Marmota

As Marmotas são roedores, membros do género Marmota e estão classificadas dentro da família Sciuridae (esquilos).

Têm a aparência de um esquilo, mas com dimensões maiores. Vivem em tocas que utilizam para hibernar durante o Inverno. A sua hibernação pode durar até 7 meses.

Quando despertam da hibernação, a sua principal preocupação é alimentar-se o mais rápido possível para recuperar as reservas energéticas. Tentam também reconhecer as redondezas para, em caso de perigo, poderem realizar uma fuga veloz.

São animais extremamente sociais e utilizam vocalizações ruidosas como meio de comunicação, especialmente quando sentem uma ameaça. Normalmente vivem em pequenas colónias ou famílias. A marmota é uma das presas preferidas das grandes aves da rapina, por isso todos os componentes do grupo revezam-se numa vigilância constante. Levantando a parte anterior do seu corpo, ganham altura e podem prevenir-se de qualquer imprevisto.

Vivem no hemisfério norte, em regiões montanhosas, onde o clima rigoroso não permite uma vegetação mais desenvolvida do que a erva dos prados alpinos. As marmotas são herbívoras, sendo a sua dieta composta pela mesma erva dos prados que rodeiam os seus abrigos.

Comentários

Mensagens populares