Degu

Oriundo do Chile, este animal com aparência de rato não tem qualquer relação com este tipo de roedor. É parente próximo das chinchilas e dos porquinhos-da-índia.
Os Degus vivem em túneis e, graças às suas unhas, são excelentes trepadores. Além disso, têm uma audição muito perspicaz, capaz de captar todo o ruído à sua volta. O guincho que emitem é imediatamente reconhecido pelos outros degus, que encolhem as orelhas. Por ser um animal sociável, agrupa-se em colónias de dez elementos.


Cativeiro
Em cativeiro, estes animais devem ser mantidos aos pares, nunca sozinhos. Devido à apurada curiosidade que possuem e o hábito de investigar tudo o que os rodeia, os Degus correm sérios riscos de se meterem em apuros! No entanto, é importante habituá-los ao dono e dar-lhes alguma liberdade.
Se os mantiver aos pares, tente que sejam irmãos ou irmãs (ou seja, machos com machos, ou fêmeas com fêmeas, mas de preferência da mesma ninhada), o que evita ter de habituar os animais a Degus estranhos.

Alimentação
O degu é um animal herbívoro, logo alimenta-se de vegetais e plantas no seu estado selvagem. O feno deve estar sempre presente. Dentes-de-leão e alfafa podem ser dados durante o ano, excepto no Inverno.
Legumes frescos e fruta devem ser a base de alimentação destes roedores. Alface, cenouras, couve-flor, brócolos, entre outros, devem ser bem lavados e não ter sido criados com herbicidas e pesticidas. Ocasionalmente, pode dar-se sementes de girassol descascadas ou meio amendoim.
Este animal provém de climas secos, por isso precisa de beber mais água que os outros roedores.

Gaiola
É um animal que necessita de espaço para exercitar. Se ouviu dizer que as rodas fazem mal e danificam as patas destes animais, ouviu mal. Para além de não danificarem, constituem um grande estimulante para um degu andar saudável e feliz.
A gaiola deve ter vários "níveis" para que o animal possa saltar como se andasse no seu habitat e algumas rampas pelas quais possa subir.
O degu adora uma casota de madeira onde geralmente dorme. Pode adicionar um pouco de madeira para que ele afie os dentes sem estragar a casota.

Higiene
Quanto a banhos, nunca molhe o seu degu! Tal como se faz para as chinchilas, dê areia aos degus para que eles se possam "lavar".

Cuidados Especiais
Devido ao elevado grau de inteligência destes animais, os Degus aprendem facilmente a abrir a porta da gaiola através da observação dos donos. Portanto, deve utilizar-se um arame ou fio que eles não sejam capazes de roer para melhor fechar as portas. Além disso, os Degus não devem estar expostos ao Sol ou receber luz solar directa.

Reprodução
Como os Porquinhos-da-Índia e as chinchilas, os Degus nascem já completos. O seu período de gestação é de 90 dias e podem ter de 1 a 6 bebés.

Para distinguir entre macho e fêmea, o melhor é observar a distância entre a uretra e o ânus; se for pequena, é uma fêmea, se a distância for maior, então estamos na presença de um macho.

Esperança de vida e tamanho
A sua esperança média de vida varia entre 10 e 15 anos e em adulto mede cerca de 20 cm.

Comentários

Mensagens populares