4 Cuidados que deve ter com uma cadela grávida





A gravidez é sempre um momento vulnerável. Se a sua cadela está grávida, aqui ficam alguns cuidados para que a ajude a sentir-se mais confortável e a ter um parto seguro!


Informe-se sobre a gravidez canina.


De certa forma, já o começou a fazer. A gravidez das cadelas varia entre 59 e 64 dias, o que corresponde mais ou menos a 2 meses. Quase sempre têm mais do que um cachorro por ninhada. É importante procurar um médico veterinário logo no início da gravidez para fazer análises à futura mãe e, se necessário, ver os filhotes num ultrassom.


Ajuste a dieta da sua cadela grávida.


Para que mãe se sinta bem e os filhotes nasçam fortes e saudáveis, é importante seguir uma dieta saudável durante toda a gravidez. Isto significa aumentar o teor de proteínas na dieta, quer através de uma ração própria ou de uma dieta BARF.


Além disso, fique atento à quantidade de água que a cadela bebe, pois beber muita água pode ser um sinal de diabetes – e beber água a menos pode causa desidratação. Espalhe vários bebedouros por toda a casa. Depois do parto, e enquanto está a amamentar, deve continuar com uma dieta especial.


Passeios e brincadeiras


As cadelas grávidas podem continuar a brincar e a desfrutar dos seus passeios diários. Aliás, é bom fazer desporto e manter-se activas. Prefira os horários mais frescos do dia, como o início da manhã ou o final da tarde. No final da gravidez, se notar se que a cadela fica ofegante, pode tornar os passeios mais curtos.


Preparar o parto


À medida que a gravidez avança, é preciso ir preparando o parto. É importante que a cadela tenha um espaço confortável, quente, limpo e privado (muitas vezes as cadelas procuram esconder-se). Prepare uma cama confortável, com uma manta, perto da comida e da água.

Comentários

Mensagens populares