Limpeza e Manutenção de Lareiras e Fogões a Lenha


A limpeza e manutenção de lareiras e fogões a lenha são tarefas essenciais para garantir que funcionam de forma segura e eficiente. Se vai acender a sua lareira nos próximos dias, aqui estão alguns cuidados gerais que deve seguir para cuidar adequadamente da lareira:


Limpeza profunda anual

É aconselhável fazer uma limpeza mais profunda pelo menos uma vez por ano. Se não fez isso no fim da Primavera, agora é o momento certo. Como são precisos equipamentos próprios para fazer a limpeza da chaminé, aconselhamos a contactar um profissional para limpar as paredes internas. 


Falo de um serviço de inspecção e limpeza de chaminés, já que as chaminés acumulam imensos resíduos e fuligem ao longo do Inverno. Quando a sua chaminé fica muito suja, deixr de extrair bem o fumo e os resíduos vão continuar a queimar, o que pode provocar mau cheiro e até libertar produtos tóxicos para o ar. 


Limpeza normal (pelo menos uma vez por semana)


Outro cuidado que deve ter é a limpeza regular da lareira, pelo menos vez uma vez por semana. Retire sempre as cinzas e os resíduos depois de cada uso, já que isso evita a acumulação de fuligem e de resíduos e promove a eficiência do sistema. Se tiver um protector de vidro, aproveite para o limpar também.


O mesmo se aplica para a limpeza do forno. Se tem um forno a lenha onde faz pão e assadas, convém limpar as cinzas depois de usar. Um forno a lenha requer sempre mais cuidados do que um forno tradicional, mas nada se compara ao sabor de um pão cozido no forno a lenha!


Verifique a vedação 


Nas casas mais modernas, o mais comum é que a lareira tenha uma protecção, normalmente uma porta de vidro. Convém verificar se esta porta e as juntas de vedação estão em boas condições. Se as borrachas estiverem gastas, pode passar fumo para dentro de casa ou provocar um incêndio.


Manutenção do recuperador de calor


Se tem uma lareira com recuperador de calor, não se esqueça de fazer a revisão anual. Convém que um técnico faça a limpeza do sistema e verifique se está a funcionar correctamente, de forma a não haver fugas de calor nem problemas de exaustão. Espreite aqui o preço para uma limpeza de chaminé e manutenção de lareira.


Use lenha ou combustível apropriado


É muito importante que use o combustível apropriado para cada tipo de lareira. Se tem uma lareira a lenha, não deite plástico nem pellets. Use madeira e procure que a lenha já esteja bem seca. A lenha molhada pode produzir mais fuligem e, portanto, danifica mais a sua lareira. Pelo mesmo motivo, também deve evitar lenha tratada quimicamente. 


Segurança contra incêndios


Não é obrigatório, mas é recomendável ter um extintor de incêndio próximo da lareira. Assim, caso perca o controle do fogo, ou se houver algum acidente, pode agir rapidamente e evitar que as brasas e as faíscas se espalhem pela casa. Pode comprar um extintor em lojas especializadas e em alguns supermercados.


Ventilação adequada

A ventilação adequada é essencial para garantir que não há acumulação de fumo dentro de casa. Se quiser ter um cuidado extra especial, pode instalar um sensor de monóxido de carbono. 


Instale uma girândola

Se vir que a chaminé não é o suficiente para extrair o fumo, pode precisar de pôr uma girândola no topo da chaminé para evitar que o fumo desça. Fale com um técnico sobre a melhor solução para enviar que a casa se encha de fumo cada vez que acende a lareira!


Não há dúvidas que a lareira é uma das melhores formas de aquecer a sua casa durante o Inverno. Mas lembre-se de que a manutenção regular e a limpeza adequada são essenciais para garantir que a chaminé é capaz de extrair bem o fumo e que não respira nada tóxico. Além disso, se tem uma lareira com respirador de calor, a manutenção anual deve estar sempre na sua checklist de Inverno. Aproveite o calor da lareira e aqueça a sua casa!

Comentários

Mensagens populares