Quais são as doenças mais comuns nos gatos idosos?



Diz-se que os gatos têm “7 vidas”, mas os nossos companheiros mais peludos também ficam doentes. Há diversas doenças que podem afectar os gatinhos, mas há algumas que são particularmente perigosas para os gatos idosos. Estas são as doenças mais comuns nos gatos séniores:

Diabetes 
Uma das doenças mais comuns em gatos séniores (mais de 7 anos) é a diabetes. Os sintomas mais comuns são perda de peso, excesso de sede, aumento do volume urinário. O tratamento passa por injecções diárias de insulina, que terá de aprender a administrar ao seu gato, bem como mudanças de alimentação. Há rações veterinárias próprias para gatos com este problema, normalmente mais ricas em proteína e baixas em hidratos de carbono. 

Problemas de circulação e articulações
Os problemas com articulações são os muito comuns entre os gatos séniores. É normal que as cartilagens se desgastem ao longo dos anos, o que provoca perda de mobilidade, dificuldade em saltar, perda de agilidade ou até dificuldade em limpar-se. Não há maneira de prevenir o envelhecimento, mas deve dar ao seu gato as quantidades apropriadas de ácidos gordos, ómega 3, condroitina e glucosamina para promover a saúde das cartilagens. 

Hipertireodismo 
O hipertiroidismo é uma das doenças mais comuns nos gatos séniores, e podem ter consequências tão graves como aumento de apetite, aumento de peso, problemas neurológicos e tremores musculares, vómitos e diarreia. O despiste tem de ser feito no médico veterinário e o diagnóstico é confirmado por análises ao sangue, como a TSH. Como 10% dos casos são assintomáticos, é importante fazer análises regulares mesmo em gatos sem sintomas.

Problemas Dentários 
Os problemas dentários são outro dos problemas mais comuns em gatos séniores. Os problemas dentários tornam a ingestão dolorosa e podem provocar inflamação crónica nas gengivas, bem como infecções que se podem estender às vias nasais e à garganta. As inflamações prolongadas podem causar danos permanentes no olfato e no paladar e, por último, podem impedir que os nutrientes sejam absorvidos adequadamente pelo gatinho. A melhor forma de evitar estas complicações é lavar os dentes com uma pasta própria e, nos gatos séniores e combater as infecções precocemente. 

Comentários

Mensagens populares