Gerbos da Mongólia: Comportamentos Padrão

Cavar
Quando se fornece quantidade suficiente de material que lhes permita cavar eles passam muito tempo a fazê-lo e adoram. Dependendo do material que se coloca na gaiola eles vão ou não construir túneis. Podem-se criar túneis artificiais com pedras empilhadas, madeira, etc.
Cavar compulsivamente
Muitas vezes os gerbos cavam compulsivamente nos cantos da gaiola. Isto é chamado de comportamento de cavar estereotípico. Para prevenir que este comportamento se desenvolva existe um método simples. Se os gerbos crescerem num ambiente onde tenham uma “toca” ou onde possam construir as suas próprias tocas eles não irão desenvolver este comportamento. O essencial é que a “toca” tenha um túnel e uma câmara ligada a este.
Os gerbos que não cresceram com uma destas “tocas” ou com a oportunidade de criarem as suas próprias tocas irão sempre cavar nos cantos, mas quando uma “toca” é posta ao seu dispôr este comportamento é atenuado.
Banhos de areia
Os gerbos adoram tomar banhos de areia. Começaram a tomar banho com areia talvez por ser muito dificil ou mesmo impossível encontrar água no seu habitat natural. A areia mantém o pêlo sem gordura. Pode e deve colocar ao dispor dos seus gerbos um recipiente com areia para chinchilas onde estes possam rebolar.
Comentários
Seychelles