Gerbos da Mongólia: Comportamentos Padrão

Roer é muito importante para os gerbos da Mongólia (Meriones unguiculatus), para além de gostarem, esta é também uma necessidade vital. O gerbo da Mongólia tem 4 incisivos que crescem continuamente durante a sua vida, por isso precisa de gastar os dentes para que não cresçam demais e danifiquem o maxilar superior impedindo-o de comer. É preciso ter o cuidado de fornecer sempre bastante material para roerem (feno, cartão, troncos, etc.). Muito do material que roem é utilizado para construir o ninho. Este é um instinto muito importante nos gerbos que se deve à necessidade de sobreviver aos invernos rigorosos do seu habitat natural.

Cavar

Quando se fornece quantidade suficiente de material que lhes permita cavar eles passam muito tempo a fazê-lo e adoram. Dependendo do material que se coloca na gaiola eles vão ou não construir túneis. Podem-se criar túneis artificiais com pedras empilhadas, madeira, etc.

Cavar compulsivamente

Muitas vezes os gerbos cavam compulsivamente nos cantos da gaiola. Isto é chamado de comportamento de cavar estereotípico. Para prevenir que este comportamento se desenvolva existe um método simples. Se os gerbos crescerem num ambiente onde tenham uma “toca” ou onde possam construir as suas próprias tocas eles não irão desenvolver este comportamento. O essencial é que a “toca” tenha um túnel e uma câmara ligada a este.

Os gerbos que não cresceram com uma destas “tocas” ou com a oportunidade de criarem as suas próprias tocas irão sempre cavar nos cantos, mas quando uma “toca” é posta ao seu dispôr este comportamento é atenuado.

Banhos de areia

Os gerbos adoram tomar banhos de areia. Começaram a tomar banho com areia talvez por ser muito dificil ou mesmo impossível encontrar água no seu habitat natural. A areia mantém o pêlo sem gordura. Pode e deve colocar ao dispor dos seus gerbos um recipiente com areia para chinchilas onde estes possam rebolar.

Comentários

Seychelles disse…
Adorei o blog! Eu adoro roedores.. Parabens

Seychelles

Mensagens populares